Sobre arranjo vocal e interpretação
- Cissa
- 2 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023
OlĆ”, pessoas! Mais um texto aqui no blog para ajudar quem estuda canto.
HĆ” uns 2 anos atrĆ”s eu fiz um vĆdeo falando sobre prĆ©-produção vocal e como preparar a voz, tĆ©cnica e arranjo vocal, para a hora do REC. Como este vĆdeo jĆ” tem um tempinho e era muito voltado pra quem jĆ” estava pensando a mĆŗsica para alĆ©m de um hobby, resolvi voltar ao tema falando mais especificamente sobre como pensar e montar um arranjo de voz.
Primeiro de tudo, arranjo vocal (ou arranjo de voz) pode ser entendido de duas formas diferentes. Se vocĆŖ pesquisar no google sobre arranjo vocal o que vai encontrar sĆ£o aulas e vĆdeos falando sobre como montar um arranjo para 3 ou mais vozes ou como aprender a criar backing vocals, mas aqui nosso assunto Ć© voz solo e esse tema pode surgir no seu estudo mais adiante.
AlĆ©m disso, se falamos de interpretação, entendo que existem mais elementos envolvidos como a própria expressĆ£o corporal e facial, mas nesse caso, estarĆamos falando de uma performance que envolve uma exposição visual tambĆ©m.
EntĆ£o o que exatamente Ć© arranjo de voz? Arranjo Ć© sobre escolhas tĆ©cnico vocais e musicais para a sua canção, Ć© estĆ©tica vocal ou como tudo vai soar para o outro no final do processo. Esse estudo faz parte de qualquer estudo de voz, seja amador ou profissional (entendendo que profissional Ć© só um nome que se dĆ” pra quem ganha ou quer ganhar dinheiro com a sua mĆŗsica) e Ć© um processo que comeƧa do inĆcio a cada canção aprendida, mas que vai ficando mais fĆ”cil com o tempo e prĆ”tica.
Quando pensamos em tirar uma música nova ou mesmo compor, precisamos também pensar o que fazer pra que aquela música passe a mensagem que queremos, certo? Então são escolhas de timbre, volume e dinâmica que podem mudar completamente a ideia que estamos passando.
Ter a letra da música para fazer anotações ajuda muito, assim como entender o tema da canção e com isso, saber o que queremos com essa mensagem. Sim, podemos mudar como a música soa e com isso mudar a perspectiva de como ela estÔ sendo recebida pela nossa audiência, ou quem nos escuta.
Ficou confuso? Segue o vĆdeo que fiz sobre como montar o seu arranjo de voz.
Busque referências, ouça versões da mesma música, mas não se perca no processo. O segredo é pesquisa e experimentação. Pratique sempre e mostre para pessoas próximas que possam te ajudar a chegar na ideia que você procura.
Por hoje era isso, até o próximo eclipse!




