top of page
  • Cissa

Sobre arranjo vocal e interpretação

Olá, pessoas! Mais um texto aqui no blog para ajudar quem estuda canto.


Há uns 2 anos atrás eu fiz um vídeo falando sobre pré-produção vocal e como preparar a voz, técnica e arranjo vocal, para a hora do REC. Como este vídeo já tem um tempinho e era muito voltado pra quem já estava pensando a música para além de um hobby, resolvi voltar ao tema falando mais especificamente sobre como pensar e montar um arranjo de voz.


Primeiro de tudo, arranjo vocal (ou arranjo de voz) pode ser entendido de duas formas diferentes. Se você pesquisar no google sobre arranjo vocal o que vai encontrar são aulas e vídeos falando sobre como montar um arranjo para 3 ou mais vozes ou como aprender a criar backing vocals, mas aqui nosso assunto é voz solo e esse tema pode surgir no seu estudo mais adiante.


Além disso, se falamos de interpretação, entendo que existem mais elementos envolvidos como a própria expressão corporal e facial, mas nesse caso, estaríamos falando de uma performance que envolve uma exposição visual também.


Então o que exatamente é arranjo de voz? Arranjo é sobre escolhas técnico vocais e musicais para a sua canção, é estética vocal ou como tudo vai soar para o outro no final do processo. Esse estudo faz parte de qualquer estudo de voz, seja amador ou profissional (entendendo que profissional é só um nome que se dá pra quem ganha ou quer ganhar dinheiro com a sua música) e é um processo que começa do início a cada canção aprendida, mas que vai ficando mais fácil com o tempo e prática.


Quando pensamos em tirar uma música nova ou mesmo compor, precisamos também pensar o que fazer pra que aquela música passe a mensagem que queremos, certo? Então são escolhas de timbre, volume e dinâmica que podem mudar completamente a ideia que estamos passando.


Ter a letra da música para fazer anotações ajuda muito, assim como entender o tema da canção e com isso, saber o que queremos com essa mensagem. Sim, podemos mudar como a música soa e com isso mudar a perspectiva de como ela está sendo recebida pela nossa audiência, ou quem nos escuta.


Ficou confuso? Segue o vídeo que fiz sobre como montar o seu arranjo de voz.





Busque referências, ouça versões da mesma música, mas não se perca no processo. O segredo é pesquisa e experimentação. Pratique sempre e mostre para pessoas próximas que possam te ajudar a chegar na ideia que você procura.


Por hoje era isso, até o próximo eclipse!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registros Vocais

...e como a laringe funciona. Eu acredito que, por mais iniciante que você seja nessa coisa de cantar, você já tenha ouvido alguma vez sobre registros vocais. Talvez esse seja o motivo que fez você pr

Extensão Vocal: senta que lá vem história

Neste post vou contar um pouco sobre como melhorei minha extensão vocal. Extensão vocal é um dos maiores desafios de quem está começando a cantar ou estudar canto com mais dedicação. Isso porque nos a

Quem tem medo do vocalize...

Você sabe o que é um vocalize? Chamamos de vocalize qualquer frase cantada com ou sem letra e essa é a ferramenta mais importante no estudo de canto, seja no treinamento clássico/erudito, seja no cant

Comments


bottom of page