top of page
Buscar
  • Cissa

Quem tem medo do vocalize...

Você sabe o que é um vocalize? Chamamos de vocalize qualquer frase cantada com ou sem letra e essa é a ferramenta mais importante no estudo de canto, seja no treinamento clássico/erudito, seja no canto "popular" ou crossover.

Você vai encontrar muitos vocalizes prontos na internet hoje em dia, muitos deles baseados em técnicas e didáticas muito conhecidas usadas em todo mundo, uma linguagem quase universal do treino vocal. A seguir vou comentar alguns tópicos importantes para entender melhor como usar essa ferramenta e no final um mini roteiro para facilitar a vida.


O vocalize é uma ferramenta e não "O Exercício"


Na prática, começamos por escolher uma pequena melodia que pode ter de dois a 8 compassos (quase o tempo de uma frase de música) e esse será o nosso vocalize, mas é na repetição que se faz o exercício. Basicamente, repetimos essa melodia tentando manter o som específico que queremos treinar, com isso podemos focar melhor em coisas específicas como respiração, projeção, flexibilidade, etc.

Sabendo disso, é muito importante escolher bem essa melodia, mas mais importante ainda é ter muito claro o que a gente quer trabalhar, os objetivos, e focar em uma prática muito determinada. O conjunto da obra, esse sim é nosso exercício.


O que considerar na hora de escolher ou criar um vocalize?


Primeiro de tudo é preciso saber qual o objetivo do exercício que a gente pretende fazer e nessas horas o autoconhecimento e a clareza do que precisamos melhorar é fundamental. Você pode querer muito claramente um som, mas de nada adianta buscar essa sonoridade sem antes ter definido o que te falta para começar a treinar. Por exemplo: eu quero cantar usando uma voz muito potente e bastante metálica, mas ainda não consigo manter meu suporte respiratório, ou grito demais pra ter esse efeito. Então, volte uma casa e trabalhe primeiro a respiração e o controle do som. Se tentar mirar no “potente e metálica” vai acertar no “gritada e estridente”. Outro detalhe importante é pensar na tessitura desses vocalizes. Cantar na região de conforto não te leva a lugar nenhum, mas extrapolar indiscriminadamente a sua extensão vocal atual pode machucar sem os resultados que você quer. Estudo mecânico X estudo musical

Vocalize é repetição! Essa repetição pode ser exatamente igual ou em progressões aumentando ou diminuindo a extensão em notas. Quando escolhemos uma técnica ou som específico para a repetição, um som que deverá ser mantido ao longo de todo o exercício, esse vocalize vai ter uma característica mais mecânica e reforçar somente aquele som específico que se quer treinar. No entanto, a música não é feita de um som específico, ela é feita de combinações que nos darão o vocabulário para criar a interpretação tão desejada para aquela canção. Criar vocalizes musicais é tão importante quanto os mecânicos, pois é neles que exercitamos as trocas técnicas e nuances que serão usadas nas músicas.

Além de poder usar qualquer vocalizes como um treino musical, também podemos usar trechos específicos de músicas e assim ter um treino mais divertido e funcional. Solte a imaginação e crie seus vocalizes.

Roteiro de estudo


Os vocalizes não são difíceis de encontrar na internet, além disso podemos criá-los com facilidade depois de um tempo de prática. Mas quero deixar aqui um resumo deste post que pode servir de roteiro pra você começar a escolher seus vocalizes com sabedoria e foco no objetivo. Segue aí:


  1. pesquise e entenda os conceitos básicos (respiração, projeção, esquemas vocais, extensão,...)

  2. conheça a sua voz e saiba o que melhorar pra chegar na voz que procura

  3. escolha a tessitura ideal sendo realista, mas desafiadora

  4. faça vocalizes mecânicos, mas não esqueça de fazer música



Quero te ouvir


Se esse post te ajudou, manda uma mensagem, compartilhe seu estudo comigo marcando o @estudacanto nas redes sociais. Vou adorar te ouvir.


Até o próximo eclipse!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registros Vocais

...e como a laringe funciona. Eu acredito que, por mais iniciante que você seja nessa coisa de cantar, você já tenha ouvido alguma vez sobre registros vocais. Talvez esse seja o motivo que fez você pr

Extensão Vocal

Neste post vou contar um pouco sobre como melhorei minha extensão vocal. Extensão vocal é um dos maiores desafios de quem está começando a cantar ou estudar canto com mais dedicação. Isso porque nos a

コメント


bottom of page