top of page
  • Cissa

Pra quem ama um tutorial de canto

Atrasei o post dessa quinzena, mas por uma boa causa. O feriado de carnaval foi muito produtivo porque eu não produzi nada e isso era necessário demais. 😅


Na semana passada me aventurei a começar (finalmente) minhas produções musicais em casa. Eu precisava aprender mais sobre como funcionam as daws e sobre como terminar projetos e músicas novas sem sofrer com resultados que não eram o que eu gostaria.

Claro que assisti muitos tutoriais, aliás, faz um ano que é só isso que eu sei fazer, assistir a tutoriais e é por isso que resolvi trazer o tema pra cá pra mais uma vez a pessoa que lê aí do outro lado me perguntar: que que isso tem haver com canto?


Bueno, vamos ao estudo de caso, no caso, EU.

Como eu disse, faz uma ano que assisto tutoriais sobre como gravar meus sons, captar melhor a voz, gravar instrumentos, mas o meu mimimi era sempre de que me faltava aquele equipamento ou de que eu não tinha uma sala preparada pra isso já que moro no térreo de um prédio extremamente barulhento. Mas como já falei aqui no blog, tenho descoberto um gosto pela música eletrônica, especialmente o eletropop e a música ambiente eletrônica (ouvindo agora inclusive a minha playlist de foco no spotify) e esse caminho me levou a esse livro maravilhoso do compositor Jason Timothy - The mental game of eletronic music production (e tinha para kindle, o que eu amo).


Apesar do título, 60% do livro é sobre começos, começar coisas, começar agora e com o que se tem. Daí vem o assunto desse post. Uma das dicas mais valiosas que encontrei lá e que foi determinante para que eu terminasse minha primeira música produzida em casa - Pare de olhar tutoriais!!! mas vou adaptar aqui para o nosso probleminha, o canto.


Pare de olhar tutoriais de canto e vá cantar!


Muitas vezes nós paralisamos com as facilidades dos tutoriais e viciamos em colecionar conhecimentos antes de pôr a mão na massa. Muitos tutoriais e exercícios são diferentes caminhos para uma mesma coisa e em meio a essa enxurrada de informações não sabemos "qual é a certa" e continuamos cantando da mesma forma que antes.


Não digo que tutoriais são inúteis, pelo contrário. Alguns são muito bons e muito importantes, eu mesma produzo algumas coisas lá no minipodcast do telegram ou no youtube do Estuda Canto , mas a verdade é que de nada adianta se você ainda se sente perdido no que deseja ou no que precisa aprender pra melhorar o seu canto. Só conseguimos entender e elaborar essas questões, advinha? cantando.


Pare de assistir tutoriais de canto para sempre? Não exatamente.


Cantar muito, todos os dias e mapear o seu canto entendendo aquilo que incomoda é o primeiro passo. Daí então você pode buscar as soluções a partir do que você precisa e do que irá funcionar no seu instrumento biologicamente único.

E se tudo ficar difícil demais, procure uma orientação mais específica em aulas ou atendimentos com educadores e educadoras vocais que saibam como te ajudar. Não acredito em fórmulas mágicas ou exercícios que resolvam o problema em qualquer voz, não acredito que o famoso passo-a-passo seja produtivo pra todo mundo e sou uma defensora das aulas particulares especialmente para a voz. Mas, sim é possível encontrar soluções prontinhas e que funcionem pra você só vale lembrar que nosso instrumento é diferente, é uma jornada cognitiva e de autoconhecimento do corpo por isso, começar a usar a sua voz HOJE é fundamental pra enfim sair da inércia criativa e ser feliz cantando.


Era isso!

Até o próximo eclipse. ✌😊




Livro:

Music habits: The mental game of eletronic music production

Autor:

Jason Timothy








0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registros Vocais

...e como a laringe funciona. Eu acredito que, por mais iniciante que você seja nessa coisa de cantar, você já tenha ouvido alguma vez sobre registros vocais. Talvez esse seja o motivo que fez você pr

Extensão Vocal: senta que lá vem história

Neste post vou contar um pouco sobre como melhorei minha extensão vocal. Extensão vocal é um dos maiores desafios de quem está começando a cantar ou estudar canto com mais dedicação. Isso porque nos a

Quem tem medo do vocalize...

Você sabe o que é um vocalize? Chamamos de vocalize qualquer frase cantada com ou sem letra e essa é a ferramenta mais importante no estudo de canto, seja no treinamento clássico/erudito, seja no cant

Comments


bottom of page