top of page
  • Cissa

O que estudar se quero cantar?

Oioi pra você que ainda não me abandonou e segue firme acompanhando os textos raros por aqui. Neste texto teremos: a polêmica do mito de que vocalista estuda técnica vocal e não precisa estudar música e o vídeo da semana no youtube EC.


Há! quem diria que sim, vocalista tem que estudar música.

Eu sempre faço esse exercício mental, chega o vocalista no ensaio da banda balançando uma letra impressa de música (as vezes nem isso já que hoje temos os celulares com internet) e dizendo que "tirou" a música. Na prática, o mesmo vocalista mal sabe as convenções, paradinhas e a melodia exata da música, ouviu uma ou duas vezes e pegou a letra porque afinal "é a música do momento e é obvio que eu vou saber".


Estudar uma música dá bastante trabalho, são muitas audições e anotações na letra, sem contar com o fato de que devemos decorar tudo isso pra soar de forma mais profissional ao nosso público. Não é tarefa fácil se tivermos um repertório extenso pra estudar e muitos detalhezinhos pra decorar. Mas então onde eu quero chegar com esse papinho?

Quando estudamos música (percepção musical e alguma coisa de teoria também), nosso trabalho fica mais simples a cada dia. Por exemplo: se eu entendo o conceito de compasso fica mais fácil não se perder na entrada depois de uma intro ou solo; se eu entendo o conceito de escala, já posso chegar com a tonalidade definida para quem vai tocar comigo. Tudo isso faz parte da "minha parte" de tirar a música.


Saber um pouco de música não é ser expert, mas fazer a sua parte com o mínimo de conhecimento e ter liberdade pra dialogar com quem te acompanha (instrumentistas) e ter liberdade pra dar mais palpites nos arranjos e na escolha do repertório.

Agora falando sobre intervalos, por que estudá-los? Estudar intervalos interfere diretamente no quão rápida a a sua resposta na laringe, interfere na percepção musical e na afinação e principalmente te dá mais agilidade pra perceber erros e dificuldades nas músicas. E, mais uma vez, se você não quiser não precisa ser expert, mas precisa saber que faz parte de ser vocalista saber um pouco mais do que a letra da música.


Essa semana liberei um vídeo de introdução aos intervalos.

Espero que tire algumas dúvidas e crie outras minhocas na tua cabeça incentivando o estudo do canto e de música.

Como sempre, estou por aqui se precisar, nos comentários ou nas outras redes do EC.Espero que esse texto te ajude e te motive a estudar mais.


Até o próximo eclipse!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registros Vocais

...e como a laringe funciona. Eu acredito que, por mais iniciante que você seja nessa coisa de cantar, você já tenha ouvido alguma vez sobre registros vocais. Talvez esse seja o motivo que fez você pr

Extensão Vocal: senta que lá vem história

Neste post vou contar um pouco sobre como melhorei minha extensão vocal. Extensão vocal é um dos maiores desafios de quem está começando a cantar ou estudar canto com mais dedicação. Isso porque nos a

Quem tem medo do vocalize...

Você sabe o que é um vocalize? Chamamos de vocalize qualquer frase cantada com ou sem letra e essa é a ferramenta mais importante no estudo de canto, seja no treinamento clássico/erudito, seja no cant

Comments


bottom of page