top of page
  • Cissa

Foco no estudo em casa

Acho que muitos que me acompanham sabem que aulas online não são exatamente uma novidade pra mim. Já migrei para o modo online há algum tempo e adoro a modalidade, não vejo grandes mudanças para as aulas presenciais que eu já ministrava, mas pra muita gente essa mudança foi abrupta e radical trazendo inseguranças e um certo choque de realidade com a necessidade de administrar o tempo de estudo em casa.

Quero deixar aqui algumas dicas para organizar o seu estudo em casa:

  1. Exercícios de manutenção diários: existem certos exercícios que funcionam como uma musculação para nossa laringe, fono articulatórios e músculos envolvidos na respiração/apoio - são exercícios super rápidos que podem encaixar em qualquer hora do dia como os vibrantes e os exercícios rotineiros de apoio. Sugestão: estabelecer um ritual com gatilhos para lembrar pode ser uma boa saída. Use uma atividade que já está na rotina para lembrar desse passo importante - depois do café da manhã, na hora do banho, antes de sentar pra trabalhar, antes do jantar, ou antes de relaxar na frente da TV.

  2. Uma audição por dia: a audição atenta pode ajudar muito no seu processo de entender afinação e criar um vocabulário musical que torne mais fácil tirar novas músicas. Ouça uma música atentamente, uma diferente a cada dia e de preferência fora da sua zona de conforto.

  3. Repertório: estudar o repertório pode levar um tempinho a mais no seu dia. Se você não é profissional que dedica boa parte do dia aos estudos e aperfeiçoamento do repertório, vai precisar se organizar para manter as músicas em dia e melhorar as canções novas. Se não tem tempo de estudar seu repertório todos os dias, separe mais dois momentos na semana, um pouco mais de 30 minutos, só para isso (o dia da aula não conta, viu?).

Lembra que tudo que aprendemos exige dedicação extra. Aulas online são menos dinâmicas e exigem comprometimento para que funcionem bem.

Não podemos esperar que o momento da aula seja um momento de treino, a aula é para que sejam alinhados os problemas a serem corrigidos e delimitados os seus objetivos. Aproveite o tempo com seu professor/sua professora.


Bons estudos!


Até!


1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registros Vocais

...e como a laringe funciona. Eu acredito que, por mais iniciante que você seja nessa coisa de cantar, você já tenha ouvido alguma vez sobre registros vocais. Talvez esse seja o motivo que fez você pr

Extensão Vocal: senta que lá vem história

Neste post vou contar um pouco sobre como melhorei minha extensão vocal. Extensão vocal é um dos maiores desafios de quem está começando a cantar ou estudar canto com mais dedicação. Isso porque nos a

Quem tem medo do vocalize...

Você sabe o que é um vocalize? Chamamos de vocalize qualquer frase cantada com ou sem letra e essa é a ferramenta mais importante no estudo de canto, seja no treinamento clássico/erudito, seja no cant

1 Comment


Zelionara Branco
Zelionara Branco
Jan 22, 2021

Minha Prof Querida! Adorei tuas publicações, traduzem bem a tua pessoa, amável, autêntica e mega incentivadora!!! Saudades 😍😘

Like
bottom of page