top of page
  • Cissa

Audição é estudo de ouro

Olá pessoas!! Já faz um tempo que não apareço por aqui, é sempre muito difícil pra mim colocar uma rotina de escrita pra postar com mais frequência. O bom de ter sua própria casa na internet é que não me sinto pressionada pelos algoritmos e posse trazer conteúdos quando realmente tenho algo relevante pra falar.


Essa semana gravei um vídeo sobre audição e não deve ser novidade pra quem me segue por aqui que esse é um tema que eu valorizo muito tanto nas aulas quanto na minha prática diária. Faço audições atentas quase que diariamente e isso muda meu jeito de pensar música constantemente, sempre descubro alguma coisa nova aprendendo sobre meu instrumento e gerando inspiração para a prática musical.


Ouvir música é um ritual, uma meditação. Quando ouço música de forma atenta meu cérebro se conecta e desenha as melodias que ouço descobrindo caminhos novos para a percepção. Se prestar atenção, quando ouvirmos cantamos mentalmente quase que o tempo todo e, por reflexo, nossa laringe faz pequenas contrações acompanhando o que o cérebro processa. Pra quem canta, esse processo é fortíssimo e influencia o progresso na nossa percepção e na conexão entre o que se canta e o que se ouve em tempo e em sintonia (processo da afinação).



Como um ritual, então eu separo um tempinho do meu dia pra não fazer nada enquanto ouço música (essa parte é fundamental). E da mesma forma que quando leio não faço nada junto, ouvir música é uma leitura sonora e é importante não dividir a atenção. No meu caso eu escolhi a hora do cafézinho logo após o almoço, esse é meu momento de audição.


Ouvir traz vocabulário (assim como a leitura) e potencializa a concentração. Não digo que é um processo fácil de início, mas com o tempo tudo vai ficando mais fácil e você percebe que ouvir fazendo outras coisas não tem o mesmo efeito.




Se não sabe o que ouvir, eu tenho um pequeno grupo no whatsapp onde compartilho minhas audições e, claro, deixo aberto as pessoas compartilharem as suas.


"Por hoje é só, pessoal!" Até o próximo eclipse!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Registros Vocais

...e como a laringe funciona. Eu acredito que, por mais iniciante que você seja nessa coisa de cantar, você já tenha ouvido alguma vez sobre registros vocais. Talvez esse seja o motivo que fez você pr

Extensão Vocal: senta que lá vem história

Neste post vou contar um pouco sobre como melhorei minha extensão vocal. Extensão vocal é um dos maiores desafios de quem está começando a cantar ou estudar canto com mais dedicação. Isso porque nos a

Quem tem medo do vocalize...

Você sabe o que é um vocalize? Chamamos de vocalize qualquer frase cantada com ou sem letra e essa é a ferramenta mais importante no estudo de canto, seja no treinamento clássico/erudito, seja no cant

Comments


bottom of page